top of page

voltar

arquitetura e urbanismo

escola de artes circenses

 

Projeto de tcc para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie.

A Escola de Artes Circenses será implantada em um terreno contíguo ao Parque da Previdência, no bairro do Butantã - São Paulo. Contará não somente com cursos propriamente ditos circenses, mas também atividades complementares como dança, teatro, música e canto. Também oferecerá oficinas de cenografia, iluminação e figurinos, entre outras.


O intuito da escola é proporcionar cursos que se complementem entre si, de forma que os alunos se juntem no final de cada semestre para a apresentação de um grande espetáculo. O principal objetivo é projetar um local adequado à prática de atividades artísticas, proporcionando cursos e espetáculos à população do bairro e da cidade de São Paulo como um todo. Além disso, criar espaços de lazer e cultura integrados ao Parque da Previdência e aos equipamentos urbanos já existentes na região.

 

O programa de necessidades prevê o agrupamento dos departamentos de Artes Circenses, Artes Cênicas e Artes Corporais em um único espaço, de forma a otimizar os serviços de apoio. O complexo arquitetônico permitirá o desenvolvimento das atividades acadêmicas, artísticas e de pesquisa, bem como a criação de uma área de difusão e convivência cultural.

intervenção parque da previdência

 

O Parque da Previdência é um parque municipal situado no extremo oeste da capital de São Paulo, no bairro Instituto de Previdência, entre a rodovia Raposo Tavares e a Avenida Eliseu de Almeida.


O parque está na área da Operação Urbana Vila Sônia, que prevê um parque linear a partir da recuperação dos parques já existentes. Apesar do parque possuir uma grande área, a maioria dela é fechada ao acesso do público por estar localizado em uma encosta íngreme de densa vegetação. O parque possui área de estar com playground, trilhas, pista de cooper e caminhada, sanitários, comedouro de pássaros, viveiro de animais e orquidário.

 

O local foi escolhido pela intenção de criar uma área de lazer, retomando a área subutilizada ao parque além de “barrar” a construção de um túnel de ligação entre as Avenidas Corifeu de Azevedo Marques e Eliseu de Almeida, presente na Operação Urbana Vila Sônia, que impactaria de modo definitivo a biodiversidade do parque. 


Será projetado, anexo ao parque, uma Escola de Artes Circenses, de maneira a atrair mais usuários ao parque e à própria escola. A criação de um polo de lazer e cultura visa preservar e requalificar o parque, além de dar novo uso a área subutilizada do mesmo.

bottom of page